CURSO DE VIOLÃO POR MÚSICA – 3

Padrão

HOJE JÁ VAMOS PEGAR O VIOLÃO PARA COMEÇAR A PRATICAR

Camtor ilustracao

Supondo que o seu violão esteja afinado (ao final desta aula, vamos ensinar, teoricamente, como afinar), vamos agora quais notas musicais nos encontramos no violão. Vamos ver isso corda por corda.

O violão tem 6 cordas que identificamos contando-as de baixo para cima.

A 1ª corda é a mais aguda. É a mais fininha, É a que se localiza em baixo.

a 6ª corda é a de som mais grave. É a mais grossa. É a que se localiza em cima.

Com exceção das 2 primeiras, as outras cordas são revestidas por um fio  que as enrola. Todas se diferenciam umas das outras pelo diâmetro,  pela espessura.

Deixe o seu violão por perto, ao alcance da mão e da vista. Agora preste atenção nos itens abaixo. E já vá tocando as notas que vai aprendendo.

VAMOS COMEÇAR APRENDENDO AS NOTAS ATÉ A 5ª CASA

As linhas, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª  contam-se de baixo para a cima;  as linhas  suplementares, identificam-se as superiores de baixo para cima e as inferiores de cima para baixo.

Os espaços 1ª, 2ª, 3ª, 4ª  também contam-se de baixo para a cima;  os espaços suplementares, identificam-se os superiores de baixo para cima e os inferiores de cima para baixo.

VAMOS CONHECER AS NOTAS DA 6ª CORDA

A 6ª corda solta corresponde à nota MI

Pauta musical com clave com a nota mi grave

Pressionando-se a 6ª corda na primeira casa, ou seja, subindo meio tom sobre ela ao avançar uma casa obtém-se o FÁ

6 corda

Pauta musical com clave com a nota FA grave

Pressionando-se a 6a. corda na 3a. casa, obtém-se a nota SOL. porque avançamos um TOM ao subir 2 casas.

Pauta musical com clave com a nota SOL 6 ª

Pressionando-se a 6a. corda na 5a. casa, ou seja, mais um tom, pulando uma casa, obtém-se o LA. Note que esse LA é igual ao obtido pela 5a. CORDA solta. Por isso, usamos essa  igualdade para afinar o instrumento. Verificamos se estão iguais, como precisam ficar.

Pauta musical com clave com a nota LA 6 ª

AGORA, VAMOS VER AS NOTAS DA 5a CORDA

A 5ª corda solta corresponde à nota LA, igual à 6a. corda apertada na 5a. casa

Pauta musical com clave com a nota la grave

5 corda

Pressionando-se a 5a. corda (LA) na 2a.  casa, ou seja, um tom acima (pulando uma casa),

obtém-se o SI.

Pauta musical com clave com a nota SI 5ª

Pressionando-se a 5a corda na 3a. casa, ou seja, avançando-se mais meio tom (uma casa), chegamos ao DO.

Pauta musical com clave com a nota DO 5ª

Pressionando-se a 5a. corda na 5a. casa, ou seja, avançando um tom, (pulando uma casa), chegamos ao RE. Esse RÉ idêntico ao RE da 4a. corda. Eles devem estar afinados entre si.

Pauta musical com clave com a nota RE 5ª

VAMOS VER AGORA AS NOTAS DA 4ª CORDA

Pauta musical com clave com a nota RE grave

A 4a. corda corresponde à nota RE, quando tocada solta.

4 corda

Pressionando-se a 4a. corda na 2a. casa, ou seja, avançando-se duas casas, um tom, chegamos ao MI. Esta nota é a OITAVA DO MI da 6a. corda solta. Toque as duas tonas e compare os sons que elas produzem. Você perceberá que são praticamente os mesmos, apenas a nota da 4a. corda é uma oitava mais alta.

Pauta musical com clave com a nota MI 4ª

Pressionando-se a 4a. corda na 3a. casa, ou seja, mais 1/2 tom, uma casa, chegamos ao FA.

Pauta musical com clave com a nota FA 4ª

Pressionando-se a 4a. corda na 5a. casa, isto é, pulando uma casa, avançando um tom, chegamos ao SOL. Este SOL é igualzinho ao SOL da 3a. corda, e os respectivos sons devem estar equalizados. Este SOL também corresponde à nota SOL da 5a. casa solta, só que uma oitava acima.

Pauta musical com clave com a nota SOL 4ª

PASSEMOS AGORA A CONHECER AS NOTAS DA 3a. CORDA

Sabemos que essa  corda produz a nota  SOL, quando acionada solta.

Pauta musical com clave com a nota sol grave

Pressionando-se a 3a corda na na 2a. casa, ou seja, avançando um tom, ao pular uma casa, chegamos à nota LA, que é uma OITAVA acima da 5a. corda solta.

Pauta musical com clave com a nota LA 3ª

Se pressionarmos a 3a. corda na 4a. casa, avançando mais um tom, estaremos na nota SI.  Note que essa nota corresponde à 2a. corda solta, que também é si. e por isso precisam estar afinadas entre si, devendo corresponder ao mesmo som, com igual altura.

Pauta musical com clave com a nota SI 3ª

Se pressionarmos a 3a. corda avançando mais uma casa, ou seja um semitom, estaremos na 5a, casa, produzindo um  DO. Este dó será igual ao do que se obtém pressionando-se a 1a. casa da 2a. corda, como veremos.

Pauta musical com clave com a nota DO 3ª

VAMOS AGORA VER AS NOTAS DA 2a. CORDA

A 2a. corda, tocada solta, reproduz a nota SI. Ela é igual ao som produto pela 3a. corda na 4a. casa,por isso devem estar afinadas entre si.

Pauta musical com clave com a nota SI

2 corda

Pressionando-se a 2a. corda na primeira casa, isto é, 1/2 tom acima, obtém-se o DO, o mesmo DO  que já encontramos na 5a. casa da 3a. corda (devem soar igualzinho, se o violão estiver afinado).

Pauta musical com clave com a nota DO 3ª

Pressionando-se a 2a. corda na 3a. casa, o som produzido é o RE, UM TOM, 2 casas, acima do DO.

Pauta musical com clave com a nota RE 2ª

Pressionando-se a 2a. corda na 5a. casa, adiantando-se mais um TOM  (duas casas), vamos produzir um MI (Este MI é uma OITAVA acima do MI que encontramos na 2a. casa da 4a. corda. E é também DUAS OITAVAS acima da do MI que achamos na 6a. corda solta.

Pauta musical com clave com a nota MI 2ª

VEJAMOS AGORA AS NOTAS DA 1ª CORDA, A MAIS AGUDA

Ela corresponde á nota MI, o mesmo MI que encontramos na 5a. casa da 2a. Corda. Eles devem soar UNÍSSONOS, ou seja, afinados entre eles.

Pauta musical com clave com a nota MI

1 corda

Pressionando-se a 1a. corda na primeira casa, 1/2 tom acima, obtem-se o FA (corda solta mais uma casa. Uma OITAVA acima da 2a, casa da 4a, corda e 2 OITAVAS acima da 6a. casa solta.

Pauta musical com clave com a nota FA 1ª

Pressionando-se a 1a. corda na 3a. casa, mais duas, chegamos ao SOL, uma OITAVA acima da 3a. corda solta e duas OITAVAS acima do SOL da 3a. casa da 6a. corda

Pauta musical com clave com a nota SOL 1ª

Pressionando-se a 1a.  corda na 5a. casa. ou seja, avançando-se mais duas casas, um tom inteiro, chegamos ao LA, uma OITAVA acima do LA da 2a. casa da 3a corda e DUAS OITAVAS ACIMA da 5a, corda solta.

Pauta musical com clave com a nota LA 1ª

OBSERVAÇÕES GERAIS

Se você foi experimentando os sons à medida que fomos ensinando, se conferiu as 8as. e os UNÍSSONOS, ou sejam as notas que têm que soar com sons IDÊNTICOS mesmo produzido em cordas diferentes, constatou o que é um violão afinado.

A EXTENSÃO – AMPLITUDE DO VIOLÃO

Afinado em MI MENOR, como se costuma dizer, o violão atinge uma amplitude de 3 oitavas e meia, do MI da 6a. corda solta, até o MI da 19ª casa da 1a. corda.

Logo baixo, vamos lhe mostrar, num apêndice como fazer para afinar o seu violão. Você deve conferir sempre a afinação do seu violão, confrontando os uníssonos e as oitavas.

QUADRO GERAL DAS NOTAS DO VIOLÃO ATÉ A 5A. CASA

Nós vamos acrescentando novas notas no decorrer do curso, à medida das necessidades e de forma progressiva, para não colocar informações demais “entupindo” a memória dos nossos alunos.

Localização Notas ate 5a. casa

VAMOS TOCAR DUAS MUSIQUINHAS?

Nós bolamos um jeito de simplificado de começar a testar a leitura de de uma partitura e já tocar alguma coisa para estimular.

É verdade que a escrita musical é muita mais complexa, exige muitos outros sinais e símbolos, mas vamos tratar disso numa próxima aula

Sim, porque até agora só aprendemos sobre a ALTURA DAS NOTAS. Mas a música exige outra coisa fundamental, sem o que não há música: A DURAÇÃO.

Qualquer um percebe ao ouvir uma música, que ela tem notas (sons) mais longas do que outras. A música é uma combinação de alturas e durações de cada nota. E isso precisa ser representado para que o interprete toque corretamente.

Cada nota tem uma simbolo diferente para durações diferentes. E existem também as pausas. Sim, porque a música é feita de sons e pausas e cada pausa tem um símbolo diferente para suas diferentes durações.

Além disso, tudo tem que se distribuir em compassos, porções de notas de quantidades que se repetem regularmente, formando os ritmos. Você se lembra da definição música, não lembra?

O que musica

Mas vamos tratar disso depois. Agora você vai  tomar dois músiquinhas. Para facilitar, sua escrita está simplificada. Tudo que você precisar, você já aprendeu. Exceto um símbolo novo. Este símbolo é provisório e no nosso caso terá efeito didático, para facilitar o aprendizado.

Ele é colocado sobre uma determina nota para significar que o som será reforçado, prorrogado por algum tempo para dar ênfase à nota. Tocando a música você vai perceber e logo entenderá.

Reforço da nota

Vamos tomar “La Malagueña”

O violão adora música espanhola. Vamos tocar só um pedacinho que é muito conhecido.

La malaguena

Quando tocar as notas que têm o símbolo de reforço, segure o som um pouco mais, mantendo o dedo pressionado quando for o caso. Aqui, são a s notas SOL E MIPara facilitar, estamos  acrescentando uma numeração que ajudará você a localizar as notas. Por exemplo> 60 quer dizer corda 6 solta. 61 é a  corda 6 na casa 1; 63. corda 6 ma casa 3. Entendeu? Então, mãos à obra.  
Se puder, grave  no celular ou outro dispositivo e ouça o que conseguiu.

Agora vamos tocar PARABÉNS A VOCÊ

Segue a mesma linha de raciocínio. Colocamos os números para representar a localização das notas.

Parabens a Voce

Quando tocar as notas que têm o símbolo de reforço, segure o som um pouco mais, mantendo o dedo pressionado quando for o caso. Aqui, são a s notas Si E DO

APÊNDICE

Aprenda como afinar o violão

O violão ou a guitarra, assim como outros instrumentos de corda, precisa ter cada uma de suas cordas reguladas para que esteja dentro da afinação padrão. São seis as cordas, portanto são seis variáveis que o instrumentista precisa regular antes de começar a tocar. É um número maior do que as variáveis da flauta, por exemplo, que é afinada a partir dos dois encaixes de suas peças; e número menor do que o piano, que precisa ter cada uma de suas 88 cordas afinadas! (Vale lembrar que o flautista ainda pode corrigir na embocadura a afinação enquanto toca e o piano deve ser afinado por um especialista no assunto, que geralmente não é o próprio músico, mas as especificidades da afinação são assuntos demais para esse post.)

como afinar o violao 300x200 Aprenda rapidamente como afinar o violão

Afinar um instrumento é fazê-lo soar de acordo com valores determinados pelo contexto histórico em que se está. Hoje em dia consideramos o lá como tendo 440 Hertz (1 Hz é igual a uma vibração por segundo), porém antes do século XIX era comum a afinação mais baixa, com menos Hertz. É difícil sabermos precisamente a quantidade de Hertz que os músicos antigos usavam pois instrumentos de medição de frequências dessa magnitude ainda não haviam sido inventados, mas estima-se que o Lá pode ter chegado a 415 Hz no período barroco.  Alguns especialistas em música antiga ainda hoje usam essa afinação para que a sonoridade de seus instrumentos se assemelhe com esse som de outra época. Algumas orquestras também estão subindo suas referências, deixando o Lá com 442 ou 443 Hz. É importante saber que quanto maior o número de Hertz, ou quanto maior é a frequência, mais agudo é o som; quanto menor é a frequência, mais grave ele é.

Diapasões

Um diapasão de garfo, como o da foto abaixo, emite o som do Lá em 440 Hz. Esse é o Lá encontrado na primeira corda do violão, pressionada na quinta casa.

diapasao Aprenda rapidamente como afinar o violão

Um diapasão de sopro, como o mostrado abaixo à esquerda, emite também esse mesmo Lá 440 Hz. Um outro tipo de diapasão de sopro, como o abaixo à direita, emite as seis cordas soltas do violão, da primeira à sexta: Mi agudo, Si, Sol, Ré, Lá e Mi grave.

diapasao sopro1 Aprenda rapidamente como afinar o violão  diapasao6 300x300 Aprenda rapidamente como afinar o violão

Como afinar o violão com um diapasão

Antes de mais nada, a afinação do violão é idêntica à afinação da guitarra, portanto todo o conteúdo desse post se aplica aos dois instrumentos.

Para afinar o violão sempre precisamos de pelo menos uma referência externa, porque são raras as pessoas (ditas pessoas com ouvido absoluto) que conseguem de cabeça saber se um som tem 440 Hz ou 445 Hz. Os dois primeiros tipos de diapasão dão apenas uma referência, enquanto o terceiro tipo dá seis referências, uma para cada corda.

O primeiro passo para afinar o violão é tocar o som da referência e comparar com o obtido no violão. Quanto mais tensa fica uma corda, mais agudo fica o som. Quanto mais solta ela está, mais grave é o som. Então se o som do diapasão de garfo está mais agudo do que o som da primeira corda presa na quinta casa (o nosso Lá), é necessário tensionar a corda até que ela soe igual à referência. Se a corda foi colocada corretamente no violão, tensiona-se girando a tarracha no sentido anti-horário.

A partir dessa primeira referência podemos afinar de vários jeitos, se soubermos como o violão funciona. A regra geral é: a partir de uma corda afinada com a referência, compare o som de uma das outras 5 cordas desafinadas com o som da corda afinada. Vamos a uma das maneiras:

  • Afine a primeira corda presa na quinta casa de forma que tenha o mesmo som que o diapasão.
  • Afine a segunda corda presa na quinta casa de forma que tenha o mesmo som que a primeira corda emite quando solta.
  • Afine a terceira corda presa na quarta casa de forma que tenha o mesmo som que a segunda corda emite quando solta.
  • Afine a quarta corda presa na quinta casa de forma que tenha o mesmo som que a terceira corda emite quando solta.
  • Afine a quinta corda presa na quinta casa de forma que tenha o mesmo som que a quarta corda emite quando solta.
  • Afine a sexta corda presa na quinta casa de forma que tenha o mesmo som que a quinta corda emite quando solta.

Esse é um dos jeitos mais comuns para se afinar o violão, porém tome cuidado! Se você afinar errado a segunda corda, por exemplo, todas as outras cordas mais graves ficarão desafinadas, já que essa segunda corda foi referência para a terceira, que foi referência para a quarta e assim por diante.

Algumas dicas para afinar o violão

  • Experimente a tarracha antes de afinar. Gire a tarracha de um lado para o outro, até o som realmente mudar. Teste isso para sentir o quanto que você deve mexer, para se familiarizar e perceber quanto que um giro inteiro afina (mais ou menos), quanto que um pouquinho pra lá ou pra cá muda na afinação.
  • Toque bastante. Não fique preso tocando só uma vez cada nota que você quer afinar. Toque a referência até ficar bem no ouvido, depois toque várias vezes a nota que precisa ser afinada, depois volte. Faça sem pressa e tente ouvir bem o som.

Afinadores eletrônicos

Hoje em dia está cada vez mais comum a utilização de afinadores eletrônicos, em vários modelos. Eles são presos ao violão, identificam pela vibração da madeira na qual encostam em quantos Hertz a corda está e comparam com a referência digital que eles possuem. Se a vibração percebida está menor ou maior, o ponteiro indica para um lado ou outro e aparece a cor vermelha, se a vibração está na medida certa, o ponteiro fica centralizado e a luz, verde.

afinador eletronico Aprenda rapidamente como afinar o violão

Alguns violões possuem afinadores embutidos junto com o sistema de equalização, na lateral superior do instrumento:

afinador equalizador Aprenda rapidamente como afinar o violão

Também é comum encontrarmos programas de computador e aplicativos para celular com essa mesma função de afinador eletrônico. Um problema que pode ocorrer é o microfone acabar captando ruídos externos e achar que é esse o som que deve trabalhar, já que a vibração não é transmitida pelo contato. Mesmo assim, são de grande valia e muito práticos em um ambiente silencioso.

afinador computador Aprenda rapidamente como afinar o violão afinador celular Aprenda rapidamente como afinar o violão